Ano após ano, os compromissos com a adoção de preceitos éticos no mundo dos negócios têm alcançado patamares sem precedentes na história. Esta é uma conquista que tem como um de seus principais sustentáculos a clareza com que as organizações tangibilizam seus valores, dentro e fora do ambiente corporativo, como expressão da sua cultura organizacional – e elas têm sido cada vez mais efetivas neste propósito.
Uma das evidências da sedimentação da cultura ética nas empresas se dá através da conformidade com normas, regulamentos e políticas internas, inspiradas em boas práticas de governança corporativa, que buscam garantir que negócios sejam feitos de forma responsável e transparente para todos os stakeholders.
Na EthQuo, acreditamos que essa evolução no compromisso com a ética no mundo corporativo é primariamente impulsionada pelo nosso progresso como civilização e se faz evidente no notório amadurecimento das instituições que regulam esses ambientes, em diversas jurisdições.
Essa realidade se projeta sobre as organizações na forma de uma demanda organizada, coordenada, por recursos de alta qualidade, que pavimentam o caminho, sem retrocessos, rumo a um mundo cada vez melhor.
Com este espírito, construímos recursos altamente qualificados para suporte às práticas de governança corporativa das organizações, com foco em processos de verificação de antecedentes de integridade de contrapartes (clientes, fornecedores, parceiros de negócios etc.) e terceiros em geral, oferecendo tecnologia de ponta como alavanca para um avanço contínuo e sustentável dos ambientes de negócios, tornando viável o cumprimento efetivo das normas, regulamentos e políticas internas, por parte de todos os seus agentes.
Como empresa do segmento de governança e conformidade, temos orgulho do papel que desempenhamos nesse esforço por um mundo cada vez melhor, investindo continuamente na qualidade de nossos recursos humanos e tecnológicos. Mas sem perder de vista a busca por produtividade e eficiência em processos para nossos clientes – atributos intrínsecos a qualquer empreendimento de negócio.
Neste Código de Conduta, expressamos os valores que sustentam esse elemento central da nossa cultura, o nosso propósito como empresa e as diretrizes que governam nossas práticas internas e nossos processos de tomada de decisão corporativos. Agradecemos o seu interesse neste conteúdo e boa leitura.
Contribuir incansavelmente para um mundo eticamente melhor.
Ser o provedor das soluções de tecnologia mais efetivas para empresas que buscam padrões elevados de ética e compliance em relacionamentos com contrapartes.
Aplicamos nossa vivência em governança corporativa no desenvolvimento das melhores soluções para as práticas de ética e compliance das organizações.
Ética: Está presente em tudo o que fazemos. Buscamos um mundo cada vez melhor, tendo a ética como norte.
Transparência: Trabalhamos com absoluta clareza em todos os nossos processos e no relacionamento com nossos stakeholders.
Qualidade: Atuamos com estrito rigor com a qualidade da informação, mecanismos de avaliação e outros elementos de todos os nossos produtos.
Compromisso: Investimos incessantemente nossos conhecimentos e experiência em governança e conformidade no desenvolvimento de soluções efetivas para as práticas de compliance de integridade.
Parceria: Ouvimos nossos clientes, fornecedores, colaboradores e stakeholders. Essa é a base do nosso aprimoramento e, com isso, temos como melhor contribuir para uma evolução contínua do ambiente de compliance.
ETHQUO – ETHICAL QUOTIENT SERVIÇOS DE COMPLIANCE E TECNOLOGIA LTDA.
Tecnologia de ponta para compliance, feita por profissionais de compliance.
Abril de 2023.
Versão de: abril de 2023
As diretrizes do presente Código de Conduta retratam a forma como a EthQuo (ou “Empresa”, ou “nós” ou “nosso”) se compromete com o Propósito e os Valores que formam a nossa cultura empresarial, que norteiam todas as nossas atividades corporativas e que estão presentes em nossos relacionamentos com stakeholders.
Nossos colaboradores são estimulados a compartilhar suas visões e questões com as equipes e instâncias apropriadas da EthQuo. Fornecemos os recursos necessários para que todos desempenhem suas atividades com confiança, sem pressões hierárquicas. Fomentamos uma cultura ética e encorajamos o trabalho em equipe.
É proibido, a todos os nossos colaboradores:
O trabalho desenvolvido pela EthQuo junto aos seus clientes prima pela mais absoluta satisfação de suas necessidades, pautado pela ética, transparência e compromisso com um relacionamento duradouro. Nossos processos internos de compliance de integridade pressupõem uma diligência prévia de nossos clientes, a partir de fontes de informação razoáveis de mercado e do histórico de relacionamento prévio com stakeholders, com vistas a determinar eventuais riscos inerentes aos próprios clientes ou aos nossos serviços, de modo a permitir que utilizemos proteções contratuais adequadas ou, se for o caso, que optemos por não prosseguir com o relacionamento comercial.
As seguintes diretrizes devem ser observadas nas relações com clientes:
As relações com fornecedores são pautadas em critérios éticos, legais, técnicos e de qualidade, visando a relacionamentos duradouros e confiáveis. Nossos processos internos de compliance de integridade pressupõem uma diligência prévia de nossos fornecedores, a partir de fontes de informação razoáveis de mercado e de histórico de relacionamento com stakeholders, com vistas a determinar eventuais riscos inerentes aos próprios fornecedores ou ao produto/serviço solicitado, de modo a permitir que utilizemos proteções contratuais adequadas ou, se for o caso, que optemos por não prosseguir com o relacionamento comercial.
As seguintes diretrizes devem ser observadas nas relações com fornecedores:
A atuação da EthQuo no mercado é regida pela mais rigorosa conduta ética, respeitando o ambiente concorrencial, obedecendo às leis e regulamentos aprovados por governos e autoridades, observando as características e requisitos de operação em cada mercado e atentando para os objetos de interesse de todas as categorias de stakeholders.
Todas as opiniões a respeito da EthQuo resultantes de nossa atuação no mercado e de percepções construídas por comunidades de stakeholders são relevantes para a Empresa. Encorajamos que essas opiniões cheguem ao nosso conhecimento e fazemos questão de aprimorar nossas práticas e evoluir em nossos processos a partir das informações e feedbacks colhidos periodicamente, com transparência e lealdade.
Todo(a) colaborador(a) da EthQuo que desrespeitar este Código de Conduta e outras políticas e práticas corporativas da Empresa estará sujeito(a) a advertência e será orientado(a) a adotar ações corretivas, com suporte em capacitações técnicas, quando apropriado. A gravidade do desvio de conduta poderá resultar em desligamento do(a) colaborador(a) de suas funções, independentemente do cargo ou posição, sem prejuízo de outras penalidades previstas na legislação aplicável e outras ações que a EthQuo decida adotar.
Observado o desvio de conduta, a EthQuo garantirá que todo o processo de apuração seja acompanhado por especialistas em compliance, em condições que preservem a integridade moral do(a) colaborador(a) envolvido(a), contribuam para a sua evolução e empaticamente entendam o seu ponto de vista.
Além de observar as diretrizes contidas no presente Código de Conduta, todas as decisões, escolhas e concepções de negócio feitas em âmbito corporativo na EthQuo são pautadas pela alternativa que produza o menor impacto ambiental possível, o melhor resultado socialmente relevante possível e o máximo de aderência aos pilares de governança corporativa (responsabilidade corporativa, transparência, accountability e equidade).
Em âmbito social, a EthQuo adota práticas afirmativas em matéria de idade, gênero, raça e condição social, sempre que avalia profissionais para cargos na empresa.
Todos os profissionais da EthQuo assumem compromissos iguais no plano ético e isso está em tudo o que fazemos. Entretanto, na eventualidade de alguma questão envolvendo desvios éticos individuais ou em práticas corporativas da Empresa vir a ser suscitada por quaisquer interessados, as respectivas comunicações podem ser endereçadas ao profissional EthQuo abaixo designado, na qualidade de Responsável por Ética, para o devido expediente, observando aspectos de sigilo, adequada transparência e celeridade compatíveis com a matéria envolvida.
MANUEL MARINHO | manuel.marinho@ethquo.com | (11) 99642-3548
O presente Código de Conduta será revisto ao menos semestralmente, de modo a:
Em qualquer tempo, atualizações extraordinárias poderão ser feitas e deverão ser registradas no próprio Código.
***
Data | Causa da atualização | Resumo das alterações |
---|---|---|
16 de julho de 2020 | Criação | Não aplicável |
22 de julho de 2020 | Atualização extraordinária | Introdução de Seção relativa a Concorrentes e Stakeholders; introdução de Seção relativa à revisão evolutiva |
20 de janeiro de 2021 | Revisão gramatical | Não aplicável |
21 de junho de 2021 | Atualização semestral | Atualização geral da linguagem utilizada; Aprimoramento da redação a respeito dos nossos compromissos ASG, com ênfase em aspectos de diversidade e inclusão; Indicação do responsável por ética |
28 de janeiro de 2022 | Revisão semestral | Sem alterações |
27 de junho de 2022 | Revisão semestral | Sem alterações |
30 de agosto de 2022 | Atualização extraordinária | Aprimoramento das notas introdutórias, para ressaltar a cultura ética nas organizações; Aprimoramento da redação, com ênfase em conceitos de integridade |
6 de janeiro de 2023 | Revisão semestral | Sem alterações |
3 de abril de 2023 | Atualização extraordinária | Correções gramaticais e de estilo visual; Aprimoramento das notas introdutórias, no tocante à evolução da ética em ambientes corporativos; Complemento da redação a respeito das nossas políticas no relacionamento com clientes e fornecedores |
Problema de LGPD? Fale com nosso DPO em dpo@ethquo.com.
Problemas éticos? Encaminhe uma denúncia em denuncia@ethquo.com.